A Escola necessária em 2021

Atualizado: 28 de Nov de 2020

O ano de 2020 foi atípico, isso nem precisamos discutir, mas e 2021 como será? O chamado novo normal ainda está por vir, ao contrário do que muitos afirmaram meses atrás. Sendo assim, novas formas de interação estão sendo introduzidas no cotidiano de várias setores e não será diferente na educação.

Este ano as escolas introduziram de forma emergencial o uso de tecnologias educacionais no seu cotidiano e na maioria dos casos foi de forma abrupta e não planejada. Agora precisam organizar suas ações e pensar a escola com a presença destes elementos.

Neste contexto, existem escolas onde iniciativas tecnológicas já estavam em andamento e outras onde o processo foi conduzido sem muita reflexão e algumas vezes sem sucesso. Em todos os casos as instituições devem elaborar projetos sustentáveis de tecnologia não apenas para o próximo ano mas para o futuro da escola. Acrescento que as famílias também estão esperando uma entrega melhor em 2021 , independente do cenário que possa ocorrer, pois esse ano foi, para algumas famílias, aceitável o que a escola apresentou por entenderem como o processo foi inesperado, mas não podemos contar com a mesma compreensão no próximo ano.


Mas quais seriam os pontos de atenção na estruturação do projeto de tecnologia da minha escola para 2021? Vamos organizar o trabalho por eixos:


- Infraestrutura - a escola precisa avaliar como está a estrutura de rede e os equipamentos que melhor atendem a sua proposta pedagógica. Importante analisar neste momento a autonomia de baterias, banda de rede e usabilidade em qualquer cenário. O investimento em estúdios de multimídia dentro da sala de aula deve ser cuidadosamente analisado pois ao final do ano não existe a garantia da manutenção da modalidade remota ou híbrida e estes equipamentos ficariam sub utilizados pela instituição. Assim uma solução que utilize equipamentos que possam ser inseridos no cotidiano escolar seriam mais interessantes. Ainda na análise da infraestrutura os equipamentos de professores e alunos devem permitir transitar em qualquer ecossistema, google, microsoft, apple , moddle, etc. assim a escola tem maior autonomia para escolha de projetos nos anos seguintes garantindo a inovação contínua.

- Formação - os professores foram forçados a inserir práticas com o uso de tecnologias que na maioria dos casos não conheciam e o que no geral ocorreram utilizações básicas de ferramentas e a saturação pelos alunos devido a repetição e/ou má utilização de recursos. Os professores receberam duras críticas ao longo do ano e agora é necessário o planejamento de formações voltadas para boas práticas e usos inovadores de ferramentas, além da inclusão de ferramentas de ensino híbrido no cotidiano desses, o que deverá ser a grande demanda do início de 2021. Não é produtivo tentar encontrar o professor já pronto, o melhor caminho é o formar dentro da proposta pedagógica da escola garantindo a qualidade da entrega mesmo no ambiente virtual. Vale ressaltar a preferência por formações virtuais pois colocam os professores na situação vivenciada pelos alunos facilitando a transposição para sua prática.

- Conteúdos - Em 2020 a ideia que os alunos conhecem tudo sobre tecnologia caiu por terra e verificamos alunos com grandes dificuldades para produção com as ferramentas apresentadas, assim a inclusão de projetos envolvendo letramento digital (lembrando que a BNCC já estimula esta prática), programação e criatividade são essenciais para o sucesso escolar e estimular o engajamento dos alunos e reduzindo as câmeras desligadas de 2020.


Diante de tantos desafios as escolas precisam também equilibrar dentro deste universo custos e gestão de projetos, o que é um desafio para todos. Quanto às escolas da rede privada, o acesso à soluções tecnológicas deve ser planejado pensando em soluções financeiras que permitam a reposição cíclica de equipamentos, devido ao natural processo de atualização tecnológica. E um projeto estruturado da maneira correta certamente irá colaborar para o engajamento dos alunos e interesse dos pais pela manutenção do vínculo com a instituição, ainda mais neste momento de incertezas sanitárias e financeiras.


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